Momento Rock and Roll #02 - Steppenwolf


Steppenwolf é uma banda canadense de rock formada em 1967 por John Kay. A formação inicial da banda contava com Michael Monarch na guitarra, Rushton Moreve no contrabaixo, Goldy McJohn nos teclados, Jerry Edmonton na bateria e John Kay nos vocais e guitarra.

John Kay era apenas uma criança, quando se mudou para Toronto no Canadá fugindo da perigosa Alemanha oriental pós-guerra.  Desde a adolescência, gostava muito de música e foi trabalhando em uma rádio amadora onde começou a tocar seu ritmo preferido, o rock, bastante influenciado por Little Richard e Chuck Berry, Kay resolve fazer do Rock and Roll a sua vida.

Após terminar o colegial, Kay começou a tocar blues nos bares de Toronto. Não demorou muito e em 1965 ele foi convidado a fazer parte da banda de blues, Sparrow. Eles tocaram em Nova Iorque e San Francisco, mas após dois anos de tentativas fracassadas de lançar um disco pela Columbia Records, a banda chegou ao fim em 1967.

Dois meses mais tarde, John Kay forma a banda Steppenwolf em Los Angeles com os americanos Michael Monarch na guitarra, Rushton Moreve no contrabaixo e Jerry Edmonton na bateria, onde começaram a tocar música Folk. Foi em Los Angeles que o produtor Gabriel Mekler, da Dunhill Records propôs para a banda deixar o som mais pesado, saindo do folk e caminhando em direção ao Hard Rock.

Em 1968 a banda conquistou um público jamais esperado com o lançamento de seu primeiro single “Born To Be Wild”, música escrita pelo guitarrista do Sparrow, Dennis Edmonton, e seu irmão, o baterista Jerry. Canção essa que se tornou um dos maiores clássicos do rock e um hino dos motociclistas do mundo inteiro, se imortalizando no filme clássico de Dennis Hopper, “Easy Rider”.

Trecho do filme em que a música é tocada:


Ainda em 1968, antes de gravar o primeiro disco, John Morgan substitui Rushton Moreve no contrabaixo, e lançam o tão esperado álbum com o mesmo nome do single de sucesso “Born To Be Wild”. Empurrado pelos outros hits como “The Pusher”, “Magic Carpet Ride” e “Rock me”, o álbum alcança o segundo lugar na lista dos mais vendidos algumas semanas após o lançamento.

Decididos a aproveitar o sucesso instantâneo, a banda começou a compor sobre assuntos contemporâneos da época, como política, drogas e preconceito racial, neste período houve mais uma mudança na formação, desta vez Larry Byrom assume a guitarra e Nick St. Nicholas no contrabaixo (ambos ex-membros da Time), lançaram o álbum “Monster”, que também fez muito sucesso nos Estados Unidos. Porém as constantes mudanças de seus integrantes abalaram a estabilidade do grupo.

Em meados dos anos 70, John Kay decide terminar com o grupo, seguindo carreira solo lançando discos como “Forgotten Songs”, “Unsung Heroes” e “My Sportin’ Life and All In Good Time”. Porém, no fim dos anos 70 Kay percebeu que vários grupos falsos usando o nome Steppenwolf estavam fazendo turnês e manchando a reputação da banda que ele criou.

Em 1980 decidiu agir, transformando a John Kay Band em John Kay e Steppenwolf. Vários anos de turnês intensivas se seguiram, resultando na reconstrução do nome. Para restabelecer o nome da banda, John Kay e Steppenwolf lançaram cinco álbuns e viajaram durante todos os anos pelo mundo, porém, não com a mesma força de antes.

Na metade dos anos 80, Kay deixa a banda mais uma vez e passa a produzir e compor para os sócios Michael Wilk e Ron Hurst. O guitarrista Danny Johnson passou a conduzir o Steppenwolf.

Em 1994 John Kay retorna triunfalmente com o Steppenwolf e toca em concertos na antiga Alemanha Oriental onde se reencontrou com amigos e parentes que não via desde os 4 anos de idade.

Com vendas globais que ultrapassam os 20 milhões de discos vendidos no mundo, as canções entram cada vez mais em trilhas sonoras de filmes e televisão e o grupo segue gravando e fazendo shows. Lançaram uma coletânea  com 25 sucessos ao vivo, incluindo duas músicas inéditas, que foram gravadas durante a The Silver Anniversary Tour Recordings.

Em 1996 foi lançado um dos discos mais pesados da banda, o “Feed The Fire”, pela Winter Harvest Records e com o mesmo nome desse ultimo álbum sai o único vídeo da banda (clique e veja).

A Academia Canadense de Artes Gravadoras e Ciências introduziu John Kay no Hall of Fame em março de 1996. Com um fã-clube ativo, realizam anualmente o Wolf Festival, a banda continua se apresentando esporadicamente, mas sem aquela magia do final da década de 60.

Comentários