Momento Rock and Roll #03 - The Black Keys


The Black Keys é uma dupla norte-americana de blues-rock, formada pelo vocalista e guitarrista Dan Auerbach e pelo baterista e produtor Patrick Carney. A dupla é frequentemente comparada ao The White Stripes (por ser um dueto usando apenas bateria e guitarra) e também ao estilo Jimi Hendrix Experience. A dupla conquistou a atenção de grandes nomes do rock and roll, como Thom Yorke e  Jonny Greenwood do Radiohead, Billy Gibbons do ZZ Top, Josh Homme do Queens of the Stone Age e Robert Plant do Led Zeppelin, todos eles são fãs da dupla. Além destes nomes já citados, temos também o guitarrista Kirk Hammett do Metallica que afirmou gostar de escutá-los  e o baterista do Arctic Monkeys, Matt Helders já foi visto com uma camiseta do The Black Keys durante uma entrevista para a MTV’s RAW.

Formada em 2001, em Akron, Ohio, a banda possui sete discos lançados. A história do The Black Keys é cheia de improbabilidades, fazendo um rock de garagem, áspero e imerso na tradição do blues a dupla construiu uma carreira sólida que cresceu ao longo dos anos graças a discos que mostraram uma notável evolução e aprimoramento inquestionável. Sem abrir mão da liberdade artística e fazendo o que realmente acreditam, Auerbach e Carney levaram a banda ao topo, sendo hoje um dos principais nomes do rock no mundo inteiro.

Os dois primeiros lançamentos da banda: “The Big Come Up” e “Thickfreakness” foram gravados de forma independente pela banda, entretanto só tiveram uma boa repercussão no cenário underground americano. Já no terceiro disco começam a alcançar maior popularidade e um considerável reconhecimento. Em 2004 lançam o disco “Rubber Factory”, que emplacou músicas em trilhas sonoras de filmes e games diversos. Mantiveram a mesma pegada em “Magic Potion” lançado no ano de 2006 e novamente emplacam alguns hits e passam a abrir shows de grandes bandas, como Pearl Jam e Radiohead. No quinto álbum, o “Attack & Release”, lançado em 2008, a banda atingiu o 14º lugar na Billboard 200, mostrando que o cenário underground já não era mais o suficiente para o talento da dupla.

A ficou realmente séria quando lançaram o álbum “Brothers” em 2010 e finalmente firmaram seu nome na música atual, com hits como “Next Girl”, “Tighten Up” e “Howlin’ For You” que tiverem boa repercussão e tiveram videoclipes bem veiculados na MTV, além dos hits de sucesso o álbum tem excelentes músicas, calçadas no blues, com influencias claras de rock clássico, sem soar datado ou retro, como outras bandas chatíssimas e  contemporâneas a eles fazem. O disco deixa claro que uma banda pode sim, beber numa fonte antiga, sem deixar de soar original e criativa. O disco teve presença em praticamente todas as listas de melhores álbuns de 2010, ocupando o primeiro lugar em muitas delas.

Videoclipe de Tighten Up do albúm Brothers


Sendo uma dupla muito prolífica, não perderam tempo e um ano após o lançamento do disco citado acima, lançam “El Camino” em 2011, que foi outro álbum sensacional, que teve como primeiro single “Lonely Boy”, seguido pela excelente “Gold On The Ceiling” e novamente conta com excelentes canções. Assim como no ano anterior, o disco fica entre os principais de 2011.

Videoclipe de Gold On The Ceiling do álbum El Camino.


Em fevereiro de 2013 a banda ganhou três Grammys, um deles pelo melhor álbum de rock, com “El Camino” e outros dois pela melhor música de rock e a melhor performance, com a música “Lonely Boy”.

Se nunca ouviram falar do The Black Keys, recomendo muito que escutem o álbum “Brothers”, garanto que não irão se arrepender apesar de muita gente rotular como indie rock e muita gente não gostar desse estilo, aqui vai uma dica: Escute primeiro, o som é incrível.

Inté!

Comentários