Lendas Urbanas #02 - O Homem do saco


Quem nunca foi aterrorizado pelos pais na infância, quando eles diziam que o “homem do saco” iria passar e levar embora se ficássemos fazendo “arte”? 

Segundo a lenda, quando uma criança desobediente ia brincar na rua, contra a vontade dos pais, ela seria vítima do homem do saco. Esse homem, ou velho para alguns, andava pelas ruas com um saco enorme nas costas, onde colocava as crianças desobedientes e as levava embora.

Alguns dizem que o homem do saco pega as crianças para fazer sabão, outros dizem que é para fazer botão, não se sabe ao certo o que acontece com as crianças que são levadas pelo homem do saco, mas ninguém nunca mais volta a ver a criança novamente.

Essa é a lenda urbana do homem do saco, que muitos provavelmente já devem ter ouvido. Ela é comumente usada para assustar crianças malcriadas. Os pais contam essa história para o filho no intuito de que o comportamento das crianças melhore e elas sejam mais obedientes. Mas afinal, de onde surgiu essa lenda?

Não se sabe ao certo em que época a Lenda do homem do saco começou a se espalhar no Brasil, mas há indícios de que foi no século 19, com a chegada dos povos ciganos. Eles andavam pelas cidades com suas mercadorias e, por onde passavam, despertavam o medo das comunidades locais, por não conhecer aquele povo. Nessa época, os ciganos eram tachados de ladrões, sequestradores e vadios. Enfim, do preconceito contra os ciganos, surgiu a lenda urbana do homem do saco.

Inté!

Comentários

Postar um comentário